Pesquisa

quinta-feira, 1 de março de 2012


Utopias enquanto Projeto de Vida!
            Falar de propósitos de mudança social sempre foi e é um processo  organizacional da massa popular. Assim, teoricamente falando a construção de pensamentos, ideias e hegemonias são estratégias para construir bases sólidas para os desafios do cotidiano.
              Nesse sentido, a juventude camponesa precisa tomar conhecimento do seu contexto social e analisar quais os seus problemas,  suas vantagens e como melhorar as relações socioeconômicas, políticas e ambientais. Uma juventude ativa constrói relações firmes que possibilitam uma convivência melhor na comunidade. Bem estar este que significa espaço para os jovens poderem discutir seus projetos de luta, semear um alto conhecimento, multiplicando  os saberes necessários para conscientizar os demais  sujeitos de nossa história e lutar pela vida porque é de direito.
              São tantos os projetos de mudanças, mas uma coisa é necessá-
rio para que a mudança ocorra. O compromisso para com a práxis, dar vida aos pensamentos, realizar se o que se pensa. Somente assim é possível presenciar um mundo melhor.
              Vale ressaltar algumas questões. Porque tudo isso acontece com o povo do campo? Porque há tanta injustiça social? Porque os ditos “poderosos” não pagam por seus crimes? Porque a Reforma Agrária não acontece de fato para melhorar a vida na comunidade/assentamento?
                Portanto  cabe aos sujeitos do campo firmar uma luta de mudança, para que se faça da utopia  uma realidade!
Por : Marcelo Sá, FMJESP, jovem articulador da ASSEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário