Pesquisa

sábado, 14 de julho de 2012

     AGROEXTRATIVISMO
uma alternativa sustentável para agricultura familiar.
ASSEMA-é uma organização liderada por trabalhadores(a) rurais,e mulheres quebradeira de coco babaçu que estimula a produção familiar,ultilizando e preservando os babaçuais para melhoria da qualidade de vida no campo.Na região do medio mearim no estado do maranhão,as familias estão investindo em um sistema de produção denominado agroextrativista,baseando no consorcio da agricultura e pecuaria com o extrativismo do coco babaçu o foco é agregar valor ao babaçu com industrialização e valorização do produto nos mercados interno e extermo.
Com o mesocarpo,fabrica-se um complemento alimentar que substitue o chocolate,o óleo é utilizado como materia prima na fabricação de sabonetes e as cascas para produção de carvão.a palmeira e usada na cobertura de casa é produção de papel e embalagens.
Atualmente,a ASSEMA apoia a cooperativa de pequenos produtores agroextrativista de Lago do Junco-COPPALJ a exportar 60 mil toneladas/ano de óleo, ultilizado pela industria de cosmeticos,nos mercados Americano e Inglês.
 É a associação de mulheres  das  mulheres trabalhadoras rurais -AMTR  a produzir cerca de 5 mil unidade/mês de sabonetes.
Com esse sistema a ASSEMA  contribui para a melhoria da renda e da qualidade de vida de aproximadamenute 1.156 familias que são beneficiadas diretamente mais de 4.600 pessoas.








 
NOSSAS EXPERIÊNCIAS: nucléo de artesanato de babaçu em Ludovico.

 NOSSOS PRODUTOS. mesocarpo que é produzido pela COOPAESP.
SABONETE DE BABAÇU. fornecida pelo AMTR
PAPEL RECICLADO.fornecido pela AMTR.
LICOR-fornecido pelo grupo de santana.
COPPALJ-fabrica de extração do óleo de babaçu.

POR: JUSCELINO BARBOSA- FMJESP-EQUIPE DE COMUNICADORES DA ASSEMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário