Pesquisa

História do Fórum


I Fórum Social da Juventude Rural da ASSEMA 



Para os jovens que vivem nas áreas rurais do Médio Mearim estado do Maranhão, uma outra juventude é possível. Esse foi o lema do I Fórum Social da Juventude Rural que a ASSEMA promovido de 15 a 17 de novembro de 2007 em Pedreiras, no Maranhão.

A referência ao Fórum Social Mundial (Um outro mundo é possível) mostrou que os jovens das áreas rurais queriam discutir temas como a construção de estruturas que garantam sua permanência no campo, o acesso a políticas públicas que efetivem os direitos sociais e a sua identidade cultural.
 O principal objetivo do I Fórum era de qualificar os jovens e despertar seu interesse na participação social para debater com representantes do poder público e de movimentos sociais formas de superar a situação de vulnerabilidade que enfrentam.
Os problemas da juventude rural são similares aos da urbana, como acesso precário à educação, aos serviços de saúde e às oportunidades de trabalho, mas demandam uma atenção especial, dadas as condições e o estilo de vida dessa população. “Conseguir manter-se no campo até certa idade é uma vitória. Não queremos ter que ir para a cidade para podermos ter acesso aos nossos direitos”.
A programação do Fórum incluiu debates, oficinas, uma conferência sobre biovidersidade x aquecimento global. Contou com a presença de parceiros importantes como Actionaid, terre dês hommes schweiz, Centro Sabiá e contou com a participação de aproximadamente 250 jovens.
Raimundo Alves – Juventude Rural da ASSEMA.


forumjuventude.jpg