Pesquisa

terça-feira, 2 de julho de 2013

Assema – Associação em áreas de assentamento do estado do Maranhão (MA) – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

Assema (MA)

Assema – Associação em áreas de assentamento do estado do Maranhão (MA) – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu

logo_assema
ASSEMA é uma organização liderada por trabalhadores rurais e mulheres quebradeiras de coco babaçu, que promove a produção familiar, utilizando e preservando os babaçuais, para a melhoria da qualidade de vida no campo. De caráter regional, a ASSEMA não tem fins lucrativos e atua na denominada região do Médio Mearim, no estado do Maranhão, localizado no Meio Norte do Brasil.
Fundada em 1989, por iniciativa de lideranças sindicais dos municípios de Esperantinópolis, Lima Campos, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Lago do Junco que visavam investir na melhoria das condições de trabalho e de vida e na defesa dos babaçuais.
Há 16 anos, a ASSEMA vem prestando assessoria técnica, jurídica, econômica e política às famílias de trabalhadores rurais, em especial às famílias quebradeiras de coco babaçu, em suas ações de melhoria econômica da agricultura familiar, estimulando a organização de sistemas cooperativistas e associativistas para a produção de alimentos orgânicos.
A ASSEMA tem contribuído para:
  • Fortalecimento do direito à cidadania das famílias de trabalhadores rurais e quebradeiras de coco babaçu;
  • A criação de iniciativas econômicas sustentáveis e solidárias;
  • Promoção da equidade nas relações de gênero, gerações e etnias
  • A sensibilização para a importância da agricultura ecológica orgânica;
  • Combate ao êxodo rural com alternativas que ajudem as pessoas a permanecerem na terra conquistada;
  • A implementação de políticas públicas que primam pela preservação dos babaçuais e de leis municipais que garantem às quebradeiras de coco o livre acesso aos babaçuais;
  • Promover o desenvolvimento sustentável, para viabilizar a autonomia das famílias assentadas.
A construção coletiva pelos trabalhadores rurais e quebradeiras de coco babaçu do Médio Mearim, de ações sustentáveis de utilização dos recursos naturais na busca da qualidade de vida no campo, tendo como base a produção familiar, relações justas de gênero e o respeito às etnias e à diversidade cultural é sua verdadeira missão.
Produtos Selo Babaçu Livre: Óleo de babaçu, farinha de mesocarpo do babaçu, sabonete de babaçu, folhas de papel reciclado com fibras de babaçu, embalagens em palha de babaçu trançada (caixinhas)
Cidade: Pedreiras/MA
Nº de Famílias: 2.500

Nenhum comentário:

Postar um comentário