Pesquisa

terça-feira, 5 de junho de 2012

S.O.S RIO MEARIM.UM GRITO DE ALERTA!!

S.O.S RIO MEARIM.UM GRITO DE ALERTA!!


O Rio Mearim é um rio brasileiro que banha o estado do Maranhão.

Nasce na confluência das serras Negra, Menina e Crueiras, e desemboca na Baia de São Marcos, na altura da ilha do Caranguejos. Banha as cidades de Barra do Corda (onde ocorre... o encontro com o Rio Corda), Esperantinópolis, Pedreiras, Trisidela do Vale, São Luís Gonzaga, Bacabal, Vitória do Mearim, Arari (uma das cidades onde se observa o fenômeno da Pororoca)entre outras.o RIO MEARIM ao longo dos anos vem sendo degradado de uma forma assustadora são diversos problemas que vem contribuindo para o desaparecimento de nosso maior patrimônio o RIO MEARIM.(foto tirada em palmeiral principal ponto turistico do municipio de esperantinópolis-ma)
   Vamos preservar o Rio Mearim.
  O rio Mearim tem suas nascentes nas encostas setentrionais da Serra da Menina, em altitudes de 400 a 500 m aproximadamente, e numa latitude de 06º 59' S, com curso total de aproximadamente 930 km, sendo navegável somente em parte do alto Mearim e nos trechos médio e baixo do rio, compreendido entre a sua foz na Baia de São Marcos e a cidade de Barra do Corda no km 645.
A navegação no Mearim, atualmente, é praticada por embarcações de madeira, autopropelidas (lanchas), com capacidade de carga variando entre 4 e 10 toneladas, no transporte de carga geral (arroz, milho, feijão, babaçu, farinha de mandioca, pescado, gêneros diversos, etc.) e passageiros entre os diversos povoados e cidades existentes ao longo da via.
Por suas características físicas, o rio Mearim está dividido em três trechos principais:
Alto Mearim - compreende o trecho entre as cabeceiras e a barra do rio das Flores, e a extensão do trecho é de aproximadamente 400 km. O desnível total do trecho é de cerca de 400 m, sendo a declividade bastante variável devido ao elevado número de corredeiras, que em muitos casos obstruem o leito. A declividade média do trecho é de aproximadamente 1,0 m / km. A largura média é de 40 m, que se reduz à medida que se sobe o rio. Apresenta grande sinuosidade e profundidade média nos estirões de 1,50 a 2,00 m. A profundidade mínima no trecho situa-se em torno de 1,00 m.
Médio Mearim - compreende o trecho entre a barra do rio das Flores e o Seco das Almas, com extensão de aproximadamente 180 km. O desnível total é de cerca de 20 metros, sendo a declividade média de aproximadamente de 11 cm/km. A largura situa-se entre 50 e 100 metros. Neste trecho encontram-se diversos alargamentos do rio onde os depósitos aluvionais tornam muito difícil a navegação, com profundidades da ordem de 0,80 metros em águas baixas.
Baixo Mearim - compreende o trecho entre o Seco das Almas e a foz na baía de São Marcos. A sua extensão é de aproximadamente 170 km. O desnível total é de cerca de 12 m, e declividade média, aproximada de 7 cm/km, apresentando características de um rio de baixada, com grandes meandros. O curso d'água é lento e as profundidades constantes, com a mínima em torno de 1,50 m, localizadas nos trechos de depósitos de aluvião denominados "secos" e em algumas corredeiras, que se constituem no principal obstáculo à navegação.
O rio Grajaú, afluente do rio Mearim pela margem esquerda, tem bacia hidrográfica com área de aproximadamente 21.830 km². Tem um curso total de aproximadamente 770 km, sendo atualmente navegado por pequenas embarcações no trecho entre o povoado Mandail e sua barra no rio Mearim, numa extensão de aproximadamente 330 km. Fonte: Ministério dos Transportes




FONTE:BLOG SOS RIOS DO BRASIL      
 CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO  DO RIO MEARIM ..NO MUNICIPIO DE ESPERANTINÓPOLIS-MA
 
POR:JUSCELINO BARBOSA -DA EQUIPE DE COMUNICADORES DA ASSEMA -FMJESP-COORDENADOR DO GRUPO DE JOVENS JAPECOM (jovens em ação pela comunidade palmeiral)
 
JAPECOM PORQUE O FUTURO DE NOSSA JUVENTUDE!! SE CONSTRÓI NO PRESENTE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário