Pesquisa

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ASSEMA Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão, Promovendo o Agroextrativismo Sustentável e Solidário,realiza o 5° Forum Sócial da Juventude Rural no Campus da UFMA em Bacabal-MA


V Fórum Social da Juventude Rural da ASSEMA, que trouxe como tema central a Juventude Rural: Diversidade cultural, História e Comunicação Social, cujo teve com uns dos eixos norteadores a "Comunicação Social como um fator fundamental aos jovens rurais, em meio a um processo de tecnologização do campo".
Assim a juventude que participou do evento foi privilegiada com uma mesa de diálogo sobre a Importância da Comunicação Social nos Âmbitos das Lutas Sociais com Helciane Araújo - Jornalista e Socióloga. No dia 05 de Novembro de 2011, na manhã de sábado iniciou-se a discussão da temática acima, onde foi mostrado os conceitos e concepções da comunicação fazendo assim uma análise do contexto brasileiro, onde os sujeitos que vivem no campo são excluídos das politicas publicas do Governo Federal, daí é necessário que o povo que vive no campo de organize para buscar espaços nos meios sociais e a Comunicação é uma forma de expressão dos segmentos excluídos da população, objetivando um processo de mobilização visando atingir interesses e suprir a necessidade de sobrevivência e participação política.
Nesse sentido, analisando essa situação em que os Trabalhadores Rurais fazem parte dessa estatista de exclusão, os Movimentos Sociais procuram uma outra alternativa para melhorar as condições de vida, buscam protagonizar suas Histórias enquanto sujeitos livres e independentes através dos meios de comunicação, onde esses mecanismo de informação dar-se-á por meio de um informativo, de pequenos jornais, literatura de cordel, mística e entre outros, sendo que esse processo de "comunicação do povo" tem caráter transformador, uma visão crítica dos fatos.
A ASSEMA em seus primeiros anos de vida procurava socializar seus trabalhos entre seus sócios, as Articulações Regionais realizavam suas reuniões de base e isso deveria der divulgado entre os grupos da entidade e como alternativa muitas pessoas andavam a pé para planejar atividades e projetos para ajudar no desenvolvimento da comunidade, uma outra alternativa eram os festejos da Igreja, as celebrações e nesses espaços aconteciam danças, musicas e palestras que ajudassem o povo a se organizar e lutar contra a opressão do latifúndio.
Atualmente, em meio as experiências dos sócios fundadores da ASSEMA, nós jovens temos uma grande missão, que é dar novas alternativas de comunicação, divulgar os trabalhos das bases, mobilizar a população a se organizarem em espaços coletivos para construir um processo democrático , construindo uma sociedade igualitária e socialmente justa e aí sim podermos dizer "És tu ò Brasil, oh Pátria Amada!" .
 

Por Marcelo Sá e Juscelino Barbosa da Equipe de comunicação da ASSEMA e do Fórum Municipal da Juventude Camponesa de Esperantinópolis-ma-FMJESP.

Um comentário:

  1. arrazouuuuuuuuuuuuuuuu marcello,parabens meus amigos fico feliz por vc!!!!!!!!!!isso vamos mostrar tudo que somo!!!!!!!!!!!nossa luta,vamos estarei aqui torcendo por vc's,,,,,,,por nós""""""""""leonardo perira soares!!!!!!!!!!!!!UJAC!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir