Pesquisa

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Histórico da Associação de Jovens Rurais - AJR

No final da década de 90 vivenciamos a o desejo e vontade da juventude rural em construir novos instrumentos de permanência em um espaço agradável e que estivesse de acordo com as necessidades impostas no momento: educação, saúde, esporte e lazer, valorização da cultura local, preservação ambiental, inserção nos espaços políticos das organizações, sobretudo no respeito aos anseios do/a jovem camponês.
Intensificava-se em 98 a organização dos grupos de jovens ligados a igreja católica como ferramenta para implementação das atividades comunitárias ligadas as questões religiosa, no entanto o desejo dos/as jovens em tornar se sujeitos de seus espaços ultrapassava os limites e instancia da igreja que não tinha conhecimento e condições de desenvolver um trabalho voltado pra este contexto.  A juventude rural percebe então que era necessário criar um espaço própria pra suas discussões e implementação de suas demandas de políticas publicas direcionadas. O trabalho neste momento seria abrir o dialogo com outros/as jovens.
Já nos anos 2000 a juventude rural consegue fundamentar-se e cria uma organização própria com os interesses voltados para a necessidade dos grupos de jovens da região, é criada então a AJR – Associação de Jovens Rurais uma organização social coletiva sem fins econômicos que congrega grupos de jovens informais de comunidades rurais dos municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues/Ma. Seu objetivo é buscar o fortalecimento social, político, econômico, ambiental e cultural dos jovens. Fundada em 2002 por uma articulação formada por (04) quatro grupos de jovens dos citados municípios das comunidades rurais de Ludovico, São Manoel, Centrinho do Acrísio e São João da Mata. Atualmente a AJR é constituída por grupos de jovens de (12) doze comunidades, atuando no âmbito da sensibilização para a permanência do jovem no campo, melhoria das condições de vida e valorização da identidade da juventude rural. Sua fundação ocorreu pela necessidade de organizar a juventude enquanto movimento para contribuir com as organizações locais (associação de assentamento, grupos de mulheres, igreja e outros) existentes, e lutar pelo acesso a políticas publica, até então privados para juventude rural.






Reunião de Diretoria


Planejamento
Edson Sousa - Associação de Jovens Rurais (AJR) - Pelo Grupo de Comunicadores Jovens da ASSEMA.

Um comentário:

  1. me sinto muito feliz por ter feito parte deste coletivo...
    Parabéns a tod@s que fazem hoje a AJR....
    Jordania

    ResponderExcluir